Páginas

11 de setembro de 2016

Seminário Regional sobre Gestão dos Recursos Hídricos - SRHIDRO




O Seminário Regional sobre Gestão dos Recursos Hídricos e o Fórum do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego são eventos realizados pelo Instituto Federal Fluminense a partir do seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Modalidade Profissional. 



O objetivo do evento é colaborar na difusão de alternativas de gestão de recursos hídricos de acordo com a sustentabilidade regional, que têm sido desenvolvidas a nível nacional e internacional, adaptável à realidade da região e estimular a participação dos atores sociais das bacias em questão, tendo em vista o fortalecimento do controle social no processo de gestão, e incentivar a gestão participativa de bacias hidrográficas, sobretudo nas regiões hidrográficas VIII e IX do estado do Rio de Janeiro, o fortalecimento do controle social no processo de gestão de bacias hidrográficas. O IV SRHIDRO será conduzido pelo IF Fluminense no campus Rio Paraíba do Sul – Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA).

Publico Alvo

1) Docentes e discentes da área
2) Docentes e discentes do IF Fluminense
3) Conselheiros de Comitês e Conselhos
4) Gestores de órgãos governamentais
5) Públicos em Geral

V edição (2016)

Em 2016 o evento ocorrerá de 27, 28 e 29/09/2016 no Campus Macaé do IFFluminense

O tema central do V SRHIDRO será “recuperação, conservação e gestão ambiental de bacias hidrográficas”, com vistas a troca de experiências de pesquisa, extensão e inovação de metodologias e técnicas de recuperação e conservação de bacias hidrográficas, com vistas ao fortalecimento do controle social no processo de gestão e ao estímulo à gestão descentralizada, integrada e participativa de bacias hidrográficas.

Durante o evento acontecerão mesas-redondas, apresentações de trabalhos sob forma oral e de pôster, minicursos e oficinas. Paralelamente ao SRHIDRO 2016 será realizado o VI Fórum Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, reunindo representações regionais e nacionais de instituições públicas, da sociedade civil e usuários envolvidos no uso e no gerenciamento de recursos hídricos.

Como temas secundários o seminário conta:

1) Recuperação de bacias hidrográficas: metodologias e técnicas inovadoras para mitigação de impactos
2) Conservação de bacias hidrográficas: experiências inovadoras e desafios
3) Gestão costeira integrada à gestão de recursos hídricos
4) Recursos hídricos e mudanças climáticas
5) Geotecnologias aplicadas à gestão de bacias hidrográficas
6) Participação, mobilização e controle social na gestão das águas

Serão ofertados minicursos nos seguinte assuntos:

1. Impactos ambientais de estruturas portuárias em sistemas de macro e microdrenagem de municípios costeiros: O caso do CLIPA (Complexo Logístico, Industrial e Portuário do Açu) – data: 28/09/16 e 29/09/2016; carga horária: 8h; responsável: Luiz Pinedo de Quinto Junior (PPEA/IFFluminense).

2. Modelagem hidráulica 2D com HEC-HAS; – data: 28/09/16 e 29/09/2016; carga horária: 8h (pré-requisito: conhecimentos básicos em hidráulica); responsáveis: Luciano Vilas Boas e Jader Lugon Junior (PPEA/IFFluminense).

3. Geotecnologias e fontes de dados ambientais para gestão de bacias hidrográficas – data: 28/09/16; carga horária: 4h; responsável: José Augusto Ferreira da Silva (PPEA/IFFluminense).

4. Monitoramento e manejo de bacias hidrográficas - data: 29/09/16; carga horária: 4h; responsável: Vicente de Paulo Santos Oliveira (PPEA/IFFluminense).

5. Educação ambiental aplicada à gestão de recursos hídricos (oficina) – data: 28/09/16; carga horária: 4h; responsável: Aurea Pinheiro Rocha (Instituto Socioambiental Serra do Mar).

Edições anteriores

O primeiro evento foi realizado em Campos dos Goytacazes na UPEA-IFF em 2007, o II SRHIDRO foi realizado em Macaé no campus Macaé – IFF em 2010 (temática: Água, Vida e Tecnologias) e o III SRHIDRO foi realizado em Búzios em 2012 (temática: Água, Vida e Tecnologias). Já o IV SRHIDRO voltou a ser realizado no campus Rio Paraíba do Sul – UPEA quando também aconteceu a I Feira de Inovação Tecnológica em Recursos Hídricos do IFF.

Documentos

Anais do IV SRHIDRO - 2014
Anais do III SRHIDRO - 2012

Visite o site do V SRHIDRO.

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário