Páginas

11 de março de 2015

Notícia: Medalha Tiradentes Para Ações Ambientais no Noroeste Fluminense

O apoio ao fim dos lixões, à implantação de dez unidades de conservação para proteger a Mata Atlântica e à realização de obras contra enchentes, dentre outras iniciativas, levaram os 13 secretários municipais de Meio Ambiente do Noroeste Fluminense a receber a Medalha Tiradentes da Alerj, em cerimônia na Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj), no Flamengo.

Maior homenagem prestada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro a pessoas ou instituições que se destacaram em relevantes serviços à causa pública, a Medalha Tiradentes foi entregue, pelo Deputado Carlos Minc, ao presidente do Conselho de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Noroeste Fluminense (Cosemma), Bismarck José Ney. Por sua vez, todos os secretários de Meio Ambiente ganharam diplomas alusivos à medalha.

Secretário de São José de Ubá, Bismarck fez um discurso emocionante em que lembrou o apoio de Minc, quando era secretário estadual do Ambiente, a iniciativas preservacionistas no Noroeste. “Vocês estiveram na Secretaria do Ambiente não como políticos, mas como técnicos, procurando resolver os problemas da região.”

Autor da iniciativa de entregar a Medalha Tiradentes ao Cosemma, como forma de homenagear os secretários do Noroeste, Minc destacou que, em sua gestão, não se importou com a filiação partidária dos prefeitos da região, mas sim em ajudar a recuperar a região mais pobre do estado.

“Na região tem prefeitos de diversos partidos. Na Secretaria do Ambiente (SEA), nunca ninguém perguntou de onde eram. O que importa é a parceria e o espírito público. Um trabalho dessa natureza tem que continuar e se expandir para outras regiões do estado”, disse Minc.

O Cosemma teve papel fundamental ao integrar o trabalho das 15 secretarias municipais de Meio Ambiente do Noroeste, fortalecendo ações e políticas públicas de sustentabilidade.

Um exemplo da atuação do Cosemma foi a parceria estabelecida com a SEA, a Aemerj e o Instituto Superior de Estudos da Religião (Iser)para a elaboração dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) das 15 cidades. Coroando esse trabalho, em 27 de maio, as 15 prefeituras assinaram o Pacto pela Recuperação da Mata Atlântica, assumindo o compromisso de promoveresforços para a recuperação florestal do Noroeste fluminense.

Essa atuação conjunta resultou também em uma grande vitória no campo do saneamento. Em vias de ser inaugurado, o Aterros Sanitário de São Fidélis poderá receber para tratamento todo o lixo das cidades do Noroeste, que poderão assim fechar seus lixões. Além disso, para acabar com as constantes inundações nesses municípios, a SEA está promovendo obras – como de construção de duas barragens – de cerca de R$ 650 milhões. Obras viabilizadas pelo então secretário do Ambiente Carlos Minc, com o apoio das prefeituras da região.

Portal Prefeitura de São José de Ubá
05/08/2014
http://www.saojosedeuba.rj.gov.br/noticia-182

--
Observatório Soberania Ambiental
Nosso Ambiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário