Páginas

Cobertura Vegetal


Início > Mata Atlântica


O Brasil é formado por seis biomas de características distintas:  Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Desde o descobrimento essas áreas vem sofrendo supressão vegetal.

A Mata Atlântica abrange 17 estados, dentre eles o Rio de Janeiro, estado de nossa área de atuação.

O bioma Mata Atlântica, com área total de 1.103.961 km², tem 841.550  km² de área desmatada, com 3.684,91 km² referente ao período de 2002 a 2015. 


As regiões Norte e Noroeste Fluminense possuem pequenos fragmentos do bioma preservados e lutam para preservar e recuperar novas áreas com a criação de Unidades de Conservação Municipais, somadas as de gestão estadual e federal presentes em seus territórios.


São por volta de 69.000 ha em UCs de proteção integral (PARNA, PE, PNM, PEM, EE, RVS, MN, REBIO, FLOE), e 169.000 ha de uso sustentável (APA, RPPN, ARIE).

BIOMAS BRASILEIROS MATA ATLÂNTICA ESTADO RJ
O Brasil tem seis biomas: Amazônia; Caatinga, Mata Atlantica, Pantanal, Cerrado e Pampa. O estado do Rio de Janeiro tem por volta e 18% de remanescentes florestais preservados.
Leia mais Leia mais
UNIDADE DE CONSERVAÇÃO PLANOS MUN. MATA ATLANTICA
Conheça as unidades de conservação do Norte e Noroeste Fluminense. Acesse os Planos Municipais de Mata Atlântica do Noroeste Fluminense
Leia mais Leia mais

Fontes:

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Monitoramento do desmatamento nos biomas brasileiros por satélite - Monitoramento do bioma Mata Atlântica. BRASÍLIA, 1  fev. 2012.

INSTUTUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Taxas anuais do desmatamento - 1988 até 2015 - Taxa de desmatamento anual  (km2/ano) (Amazonia). Disponível em: <http://www.obt.inpe.br/prodes/prodes_1988_2015n.htm>. Acesso em: 09 nov. 2016
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário